Cadastre-se e receba em seu
e-mail todas as novidades do Portal Prado Bahia Brasil.

NOME:
E-MAIL:

cadastrar

descadastrar

 

 

 

 

O Parque foi criado (pelo decreto 88.218 de 06/04/1983) a fim de garantir a preservação dos recifes de corais, e também da fauna e flora locais, pois possuem grande importância ecológica e uma beleza sem igual. É o primeiro parque brasileiro do gênero e possui uma área de cerca de 91.300 hectares descontínuos.

 

O arquipélago se localiza no litoral Sul da Bahia, a 70km do litoral. Para chegar até lá, lanchas e escunas autorizadas pelo Ibama partem de Prado, realizando a viagem em aproximadamente 6 horas.

As formações rochosas dos Abrolhos são cinco: Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita. Formaram-se a partir de atividades vulcânicas, há 50 milhões de anos, sendo interessante salientar o fato de estarem dispostas em círculo e serem cercadas dos maiores, mais raros e exuberantes recifes de coral do Atlântico Sul, razão pela qual, em 1983, a região veio a fazer parte de uma Unidade de Conservação.

 

As águas claras do parque chegam a ter 30m de visibilidade, tornando o local um dos principais pontos de mergulho do Brasil.

O cenário marinho conta com centenas de espécies de peixes tropicais, moluscos, crustáceos, formações de corais incríveis, além do Rosalina, um cargueiro italiano naufragado em 1939. De agosto a novembro, as águas quentes e calmas de Abrolhos recebem as baleias jubarte, que migram da Antártida. Há a possibilidade de fazer uma caminhada por uma trilha na Ilha Siriba, para conhecer o ecossistema local com o acompanhamento de técnicos do Ibama.

O clima da região é tropical semi-úmido, com temperatura média anual entre 24,5°C e 27°C.

As visitas ao parque podem ser feitas durante todo o ano. No verão, a visibilidade das águas é ainda maior, ideal para a prática do mergulho. Quem quiser acompanhar o espetáculo das Baleias Jubarte, deve ir para lá no inverno, entre agosto e novembro.

 

Um farol de navegação de 22m de altura, importado da França por volta de 1861, constitui uma verdadeira relíquia instalada no ponto culminante da ilha de Santa Bárbara.

Esta é a única ilha onde é permitido o desembarque de visitantes. Na ponta sudoeste há uma espécie de praia, formada por centenas de pequenas conchas e corais que se acumularam ao longo do tempo. O outro extremo é formado por piscinas naturais, cheias de peixes coloridos e caramujos.
Os atobás têm nesta ilha o lugar ideal para fazer seus ninhos. Para conhecer o local há uma trilha de 1,6 Km, que circunda a ilha toda.

 

É a menor do parque e repleta de pedras arredondadas, de coloração branca. A impressão é que elas foram pintadas, mas a cor é originária das fezes das inúmeras aves que vivem no local, como os beneditos, que a utilizam para pouso e procriação.

 

Esta ilha possui as maiores altitudes do Parque, com encostas abruptas onde fragatas costumam fazer seus ninhos.Durante o verão recebe a visita das tartarugas para desova.

 

A mais distante do arquipélago, se encontra a 2,5 Km de Siriba e é a mais preservada, justamente pela dificuldade de acesso.

A ausência do homem na ilha permite que as aves marinhas espalhem seus ninhos por quase todos os cantos.

A apenas 13 km da costa, o parcel agrupa recifes e corais. Rico em vida marinha, esse local é ideal para mergulhar.

 

Assista reportagem sobre Abrolhos

        
 
 
 
 

 

 
   
 
 

Prado Bahia Brasil Agência e Operadora de Turismo oferece soluções completas de viagem para o destino PRADO Costa das Baleias. Conheça!

 
 

ABROLHOS

O passeio é realizado a partir da Cidade de Caravelas.

Embarque regular às 07:30 do dia programado.
Percurso de aproximadamente 02h15min.

Desembarque na ilha Siriba monitorado por um guarda parque que acompanha a caminhada e faz explicações sobre o parque, corais, aves e geologia.

Incluso: alimentação, bebidas não alcoólicas, seguro viagem. Para quem é mergulhador credenciado, ou não, mas tem intenção de realizar um mergulho autônomo experimental, inclui também colete, regulador, roupa, cilindro, recargas (em caso de pernoite), lastro e acompanhamento de diver masters ou instrutores.

Retorno previsto em Caravelas às 17:00h.

Os passeios marítimos dependem de condições climáticas para serem realizados.

Consultas e reservas antecipadas.

 
 
  

Férias inesquecíveis incluem um bom hotel ou pousada. Faça sua escolha aqui!

 
 
  
Prado Bahia Brasil Turismo oferece as ferramentas necessárias para todo o processo de organização
do seu grupo. Consulte-nos!
 
 
 
Para os que querem relaxar, nada melhor que lindas praias, mar de águas mornas, piscinas naturais, o sol quente, a brisa suave e um coco gelado. Conheça!
 
 
  
A culinária em Prado é um importante atrativo turístico com suas iguarias de peixes regionais e frutos do mar. Confira aqui algumas boas opções!
 
 
 
Mapas e Distâncias. Consulte!